top of page

      No âmbito do histórico de desenvolvimento da linha de pesquisa mencionado, foram já realizados quatro Colóquios Internacionais em: 2011, 2013, 2014 e 2015. Tais eventos contaram sempre com a presença de convidados internacionais e nacionais e cada um deles foi assistido por um público de mais de 250 pessoas, das mais diversas instituições e regiões do país, tendo possibilitado, em geral, um aprofundamento da discussão dos principais referenciais teóricos levantados e discutidos nos projetos regulares, já que tanto os convidados nacionais quanto os internacionais que se apresentaram nos eventos, eram autores de trabalhos que serviram como referências essenciais na fundamentação teórica do projeto de pesquisa assim como na discussão sobre humanização em geral.

​

      Durante os encontros, temas como a relação entre humanidades e ciências humanas, o papel das artes como meio de promover a formação humanística e a humanização, o papel da filosofia e das humanidades numa civilização da técnica e outros, suscitaram reflexões de grande profundidade e utilidade, fortalecendo os pressupostos teóricos da linha de pesquisa e contribuindo, particularmente, para o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, vinculados aos projetos regulares.

​

       Os Colóquios também possibilitam o aprofundamento e ampliação da reflexão sobre a prática experimental e a troca de experiências educacionais. Neste sentido, a experiência do Laboratório de Humanidades do CeHFi-EPM-UNIFESP foi apresentada e discutida com os participantes do colóquio e com o público em geral, assim como experiências semelhantes que estão sendo desenvolvidas em outras escolas  e universidades, em nível nacional e internacional, como o caso da FMUSP, das Faculdades de Medicina das Universidades de Madrid e Zaragoza na Espanha e do Center of Humanities and Health do King’s College London (CHH-KCL), na Inglaterra. Tal apresentação e troca de experiências têm possibilitado a ampliação e o aprofundamento da reflexão crítica sobre essas práticas formativas e, de maneira particular, a do Laboratório de Humanidades, um dos objetos centrais de estudo do projeto “Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde”.

​

       Assim, promover um evento de caráter internacional, mobilizando pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do Brasil e de outros países que vêm se debruçando sobre esse tema, apresenta-se como uma oportunidade ímpar para a promoção e difusão desta temática num âmbito mais ampliado.

​

       Para a atual versão do Colóquio Internacional, contando com o objetivo de promover a reflexão e discussão sobre o tema das narrativas médicas, buscar-se-á não apenas consolidar e ampliar os objetivos que já estavam delineados desde a sua primeira versão, como procurar-se-á valorizar a discussão sobre tais narrativas médicas (medical narratives), termo cunhado pela Profa. Rita Charon, da Faculdade de Medicina da Columbia University, NY, considerada a maior autoridade mundial neste tema, que virá ao Brasil pela primeira vez. Apoiada por uma vasta bibliografia, o tema das Medical Narratives tem suscitado a atenção de um crescente grupo de pesquisadores, tanto oriundos do campo médico e da saúde em geral, como das ciências humanas interessado pelo estudo das narrativas numa perspectiva interdisciplinar.

​

      Além da Profa. Rita Charon, a maior autoridade mundial neste campo, contaremos com a presença da Profa. Isabel Fernandes, da Universidade Livre de Lisboa, uma das mais importantes pioneiras dessa temática no contexto europeu. Portanto, a experiência de ambas nos ajudará a estabelecer uma ampla discussão sobre as diversas dimensões da disseminação desta temática não apenas nas Américas, como também na Europa.

​

      Além destes conferencistas internacionais, o V Colóquio Internacional Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde contará com a presença de outros especialistas nacionais, conforme é possível verificar na programação do evento, clicando aqui.

bottom of page